segunda-feira, 30 de junho de 2008

As interações das crianças on line: será a internet um bom ambiente para as crianças?

Aline Rodrigues Guimarães

Graduanda de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia

airosa2124@yahoo.com.br

1. Introdução

A internet pode ser encarada como um imenso sistema de redes e de computadores permanentemente interligados entre si, em nível mundial, e que funcionam como emissores e receptores de informação. A Internet permite interligar sistemas informáticos de todo o mundo, possibilitando a comunicação e a troca de informação de uma forma fácil e rápida.

Atualmente, é inquestionável a importante influência que a internet exerce na vida das crianças. Existem inúmeros computadores conectados à rede em várias pré-escolas brasileiras, inclusive públicas, e já fazem parte do dia a dia das crianças. Quando não há acesso nas escolas as crianças procuram pelo ciberespaço em pequenos locais de acesso à internet, como lan houses.

Diante de todo este interesse da criança pela rede mundial de computadores, surge uma grande questão: será a internet um bom ambiente para as crianças? Para alguns autores, a internet é um ambiente que permitirá transformar as tradicionais escolas e revolucionar positivamente o processo de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças.

(...) A possibilidade que a rede oferece à criança de poder experimentar novas identidades propicia a oportunidade de fazer experiências com a morfologia de sua própria identidade, possibilitando criar e melhorar as imagens que ela tem dela própria. (...). Seria importante enfatizar a necessidade da educação para a comunicação como uma forma de exercitar a avaliação e a investigação, analisando e verificando, constantemente, a autenticidade e a forma das informações. Desta forma, podemos dizer que as crianças que lidam com essa tecnologia sofrem um impacto no desenvolvimento intelectual. Por meio do uso de novas ferramentas digitais, ocorrerá uma nova revisão da natureza da educação, tanto no conteúdo como na forma. (MARTINELI; BARROS, 2004)

Contudo, não podemos ignorar o fato que as crianças podem estar expostas à pornografia e à pedofilia que a internet oferece aos nossos alunos e filhos. O uso da internet pelas crianças pequenas, com certeza, demanda reflexão e critério, sendo assim importante o papel da mediação adulta, decisiva para a qualidade das experiências infantis na rede.

2. Interações das crianças on line

A criança está sempre interagindo com as mais diferentes realidades, das quais aprende valores e estratégias que contribuem para sua formação. As crianças aprendem em contato com outras crianças nos espaços comum,e sua interação na internet não poderia ser diferente.

No uso da internet, estas interações apresentam uma conotação diferenciada, por ocorrerem através de um ambiente virtual. Pensar nas interações em ambientes virtuais é pensar nas possibilidades que podem ser construídas com isso.

(...).A relação estabelecida entre a criança e a Internet permite interacções diversificadas, devido a organização não linear da informação.Estamos perante um nova e poderosa “rede” de cultura e de socialização que permite aos utilizadores e consumidores apropriarem-se e atribuírem significação às mensagens e informação veiculada nos seus contextos de vida e tendo como base genuína as suas necessidades, motivações e interesses(BARRA,2004)

Também é pensar em como as crianças vivenciam a internet, e à interação das mesmas com o ambiente virtual e com as outras pessoas através desses ambientes. Conectados à Internet, as crianças se comunicam em tempo real, procurando informações ou simplesmente ‘navegando’, criando um elo de comunicação entre as pessoas e o mundo.

Essa nova geração está rompendo os limites da comunicação unidirecional e centralizada. A rede é um excelente ambiente para as crianças aprenderem, conversarem com os amigos da escola, pesquisarem e, principalmente, exercitarem a auto-aprendizagem.

Na escola, a interação das crianças na internet acontece quando se está integrado em um contexto estrutural de mudanças do processo de ensino aprendizagem. Caso contrário, a internet irá difundir ainda mais as formas tradicionais de ensino.

3. Internet como ambiente seguro para as crianças

A internet oferece uma gama de informações e muito entretenimento para as crianças. No entanto, os conteúdos da internet também podem parecer a muitos uma ameaça à inocência e, até mesmo, à segurança da garotada.

Por isso, a preocupação de tantos pais e professores em preservar a infância de seus filhos e alunos de um mundo cada vez mais complicado. Assim como o mundo real, o mundo virtual oferece perigos. Diante desta realidade, a integração dos pais neste universo digital, do qual seus filhos fazem parte, é fundamental. A partir do momento em que não existe um diálogo entre pais, ou professores com seus filhos e alunos, não é possível saber qual o conteúdo de interesse dos jovens, que tipo de informações fornecem a estranhos, quais atividades fazem no computador, entre outras.

A violência na rede é uma das questões que mais inquieta pais e educadores. Há na rede uma infinidade de jogos violentos que são atraentes aos olhares dos pequenos. De acordo com Martineli e Barros (2004), “geralmente, os adultos têm medo que as crianças fiquem indiferentes às manifestações de violência ou então usem a agressão e a violência como maneiras de solucionar seus problemas na vida cotidiana”.

Em contrapartida, para Cotovio (2007), Steven Johnson “apresenta-nos a idéia de que os jogos desenvolvem capacidades cognitivas do ser humano, (...). Esta constatação pode, um dia, dar aos videojogos uma relevância no desenvolvimento do ser humano que hoje ainda não lhe é concedido.”.

Uma outra preocupação dentro e fora da Internet, é a pornografia infantil. não apenas sobre veiculação de imagens de crianças em cenas de sexo, mas principalmente a exploração de crianças para elaboração dessas imagens. A pornografia infantil revela a existência de pessoas mal-intencionadas e a relação que nossos filhos desenvolvem com os conteúdos proibidos expostos na internet, sem censura. É importante que os responsáveis pela criança tenham ciência de que a pornografia infantil e os pedófilos existem, e assim, deverão ser tratados sem preconceito. É importante enxergar que a internet está vulnerável a estes ameaças, e seus filhos aos riscos, e por isso devem participar ativamente da orientação dessas crianças.

Os pais e os professores devem sim, educar seus filhos e alunos e para que os mesmos possam saber a diferença entre o certo e o errado, e não aplicar mecanismos de controle, como filtros e softwares. A criança tem sua curiosidade nata e se não estiver bem informada sobre os perigos que rondam o ambiente virtual, nada impede que ela acesse os conteúdos reprováveis em outros lugares que não possuam restrição.

É importante que exista um dialogo por parte dos pais e educadores, mas sem a repressão a conteúdos. Assim como os pais orientam os seus filhos para enfrentarem o mundo real,é necessário que os pais orientarem seus filhos para navegarem na internet. Por isso é importante estabelecer certas regras para que as crianças utilizem a web de forma saudável, responsável e segura.

4. Conclusão

O uso do computador pelas crianças pequenas é uma questão complexa e que com certeza requer reflexão atenta, mas o acesso orientado pode ser uma alternativa para garantir às crianças o direito ao acesso a informações e materiais culturais especificamente projetados para elas. Não se deve temer a internet, mas instruir o aluno ou filho para utilizá-lo com cautela e segurança.

A Internet é um ambiente fantástico para as crianças aprenderem, conversarem e pesquisarem, mas que oferece perigo assim como o mundo real. Sendo assim, precisamos amproximar-nos mais do mundo do nossos filhos e dos nossos alunos para tentar comprender a dimensão da interação criança/internet. A melhor opção para que o ambiente virtual se torne favorável às crianças é o envolvimento de todos, com conhecimento e atitudes para uma melhor qualidade no acesso à internet.

Referências

BARRA,Sandra Marlene. Infância e Internet – Interacções na Rede, 2004.Disponível em http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR4628eddb83d72_1.pdf Acesso em 04 de Jun 2008

Martineli,Rebeca Melo ; Barros,Anna - A geração digital e a presença do lúdico no ciberespaço . PESQUISA EM DEBATE , Ano I , jul-dez 2004 , p. 38-47 .Disponível em < http://www.smarcos.br/pesquisaemdebate/PesquisaemDebate_1.pdf#page=38> Acesso em 08 de Jun 2008

Cotovio,Vasco. Steve Johnson: "Tudo o que é mau faz bem".Outubro de 2007Disponivel em <http://b-ou-r.blogspot.com/2007/10/steve-johnson-tudo-o-que-mau-faz-bem.html> Acesso em 28 de Junho de 2008

Um comentário:

Joselice disse...

Oi Aline, muito interessante o tema do seu artigo, pois não da mais pra viver sem internet, acho que tanto a criança quanto o adulto. Esse "mar de informações" como diz Lèvy (1999)é muito fascinante e o que é melhor favorecer a construção cooperativa do saber.
abraços joselice